O Raio-X sem dúvida é hoje o exame de melhor custo-benefício em pronto-socorro, demanda de um equipamento em valores atuais barato, um técnico preferencialmente com alguma experiência e pronto.
O elo entre paciente, médico, técnico e exame está criada. E para boa parte das avaliações de urgência e emergência, as faculdades preparam suficientemente os recém-formados em medicina para avaliar os exames de RX.
Mas quando o exame é duvidoso em si, a quem recorrer? Bem, na minha época de recém formando mantivemos grupos de amigos em redes sociais que acionávamos a todo tempo compartilhando nossos casos e trocando opiniões. E isso funciona relativamente bem até hoje. Mas uma situação principal não foi sanada. A relacionada a informalidade das opiniões dos grupos, que diferentemente de um laudo real, contendo dos dados do paciente como nome, data, técnica do exame (documento enviado por telerradiologia), trazem verdadeira segurança a quem solicita e recebe o exame laudado.
Pensando nisso criamos um aplicativo para smartphone, o Raio-X com Laudo:
Basicamente funcionando como uma telerradiologia específica para raio-x e oferecendo a possibilidade prática que a pessoa faça a foto do exame com próprio celular em pronto-socorro e consultório, consiga carregar a imagem no sistema do aplicativo, informando alguns dados para melhor raciocínio do radiologista, e em pouco tempo receber em mãos um pdf de um laudo oficial por radiologista qualificado e com RQE.
Esse protótipo de atendimento está em vigor desde o corrente ano de 2022 e esperamos a validação do tempo com aumento do número de usuários.