No início do século não era tangível o estudo e aprendizado por aplicativos de celular, os Apps. Fato que o tempo passa, a necessidade de estudar permanece, porém os meios de aprendizado evoluem. Espero, que sempre para melhor. Neste tocante é indubitável que entre levar um livro pesado de radiologia para agenda de ultrassom, plantão de radiologista, ou até para um final de semana na praia é fora de cogitação, principalmente se o assunto em questão puder ser acessado a palma da mão, sendo tanto por um e-book ou App no Laptop, Tablet, Smartphone etc.
Não obstante, que esses novos métodos não substituem a profundidade do aprendizado da leitura apurada de capítulo a capítulo inteiro sobre determinado assunto. Outrossim, tabelas, pesos, fórmulas e medidas, não são coisas fáceis, muito menos exequíveis de decorar. Neste ponto o uso direcionado de um App que traga informações pontuais é sem sombra de dúvida uma benção. Para citar apenas alguns, entre os vários bons aplicativos disponíveis no mercado digital, separei 6 para raciocinarmos.
Medultra, um app desenvolvido pela Salus. Excelente nos plantões e agendas de ultrassom, pois traz um acesso rápido a várias medidas ultrassonográficas com tabelas, deste obstetrícia à medicina interna.
Imaios e-Anatomy, esse um aplicativo que está disponível também como website. Dificilmente um radiologista de exame estático da nova geração não tenha pelo menos escutado a respeito. É um atlas de anatomia radiológica, que tem o melhor design de acesso no meu ponto de vista.
DIAX – Idade Óssea, esse é um App que correlaciona desenhos do punho, com marcos anatômicos e texto destacando as principais mudanças por idade. Utilizando consagrada base teórica do texto-atlas de Greulich-Pyle, mas também reunindo informações do “A digital atlas of skeletal maturity” de Gilsanz e cols, além do manual do residente de radiologia do Dr. Werlang e cols.
DIAX – Tórax, app inspirado nos ensinamento do Dr. Paulo Ecclissato da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, onde é apresentando didaticamente imagens e textos, com um método passo-a-passo simples para interpretação básica de radiografias torácicas.
Biblioteca Digital do CBR, é um app auto explicativo, onde é possível acessar os artigos da Radiologia Brasileira, Notícias, Agenda, Boletins e outros tópicos que também têm no site. Mas com a vantagem de estar na formatação ideal de leitura.
Tomografias Pediátricas (TC), para fechar nosso raciocínio, esse é o primeiro app do Prof. Henrique Lederman, o qual tive a honra de colaborar. Sabe aquela dúvida de quantas ml/kg? Se injeta contraste ou não? Qual o jejum ideal? Protocolo de imagem com parâmetros? Pois é. Tem tudo isso nesse app e um pouco mais e é gratuito. #Recomendo.
Notas finais: Os apps não substituem os livros. Pelo contrário, são agora considerados apêndices literários rápidos, práticos e leves. Mesmo que não tenha internet, basta que seu celular tenha um fio de bateria, que será possível consultar as informações adequadamente.